Curiosidades sobre a coluna vertebral

Conheça algumas curiosidades a respeito da coluna vertebral


Centro de Cirurgia Dr. Ernani Abreu - Ernani Abreu - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Dr. Ernani Abreu - Centro Clínic Mãe de Deus - Segmento Pesquisas Blog - Blog Dr. Ernani Abreu - Coluna Vertebral Porto Alegre - Coluna Porto Alegre - Cirurgia Porto Alegre - Curiosidades sobre a coluna vertebral.png

  1. A dor na coluna é comum e normal

Mais de 80% da população já passou ou ainda irá experimentar algum desconforto na coluna dorsal em algum momento de sua vida. A experiência da dor na coluna é semelhante à sensação de cansaço ou ao sentimento de tristeza, ou seja, ninguém gosta de sentir tais sensações, mas são coisas pelas quais todas as pessoas passam, assim como quase todas as pessoas apresentarão alguma crise de dor em algum momento. Fora do comum, porém, é não se recuperar da dor na coluna.

Na maioria dos episódios, a dor na coluna vertebral resulta de entorses ou distensões simples e o prognóstico é excelente. Nas 2 primeiras semanas subsequentes a um episódio agudo de dor, a maioria das pessoas relata melhora significativa dos sintomas, com quase 85% apresentando recuperação total aos 3 meses. Somente um número muito baixo de pacientes desenvolve problemas incapacitantes de longa duração.

2. A dor de coluna não é causada por algo que está fora do lugar 

Muitas pessoas ao sentirem a dor na coluna, têm a impressão de que há algo fora do lugar, mas não há evidências de que a dor na coluna vertebral seja causada por um osso ou articulação da coluna que esteja fora do lugar, nem pelo desalinhamento da pelve. Para a maioria das pessoas com dor na coluna, os exames falham em mostrar qualquer evidência de discos, ossos ou articulações que estejam “fora do lugar”.

Um número muito baixo de pessoas apresentam alguma alteração do alinhamento vertebral, mas este achado aparentemente não tem forte correlação com a dor na coluna.

3. Ficar deitado não ajuda

O repouso prolongado no leito é prejudicial e está associado com altos níveis de dor, maior incapacitação, recuperação mais precária e períodos mais longos de afastamento do trabalho. De fato, parece que quanto mais tempo a pessoa permanece deitada por causa da dor na coluna, pior a dor se torna.

Por outro lado, os primeiros dias subsequentes à lesão inicial, evitar atividades potencialmente agravadoras pode ajudar a aliviar a dor, não só na coluna como em qualquer parte do corpo, como no caso de uma torção do tornozelo, por exemplo.

Entretanto, evidências muito fortes sustentam que se manter ativo e retomar gradualmente todas as atividades habituais, incluindo trabalho e hobbies, é importante para favorecer a recuperação.

4. Cirurgia raramente é necessária 

Apenas uma pequena proporção das pessoas que sofrem com dor na coluna vertebral necessitam de cirurgia.

A maioria das pessoas com dor na coluna consegue controlar e evitar a dor permanecendo ativa, conhecendo melhor o significado da dor e identificando fatores que estejam envolvidos com a origem da dor que sentem.

Isto deve ajudá-las a continuar suas tarefas habituais do dia a dia, sem ter que recorrer à cirurgia. O procedimento cirúrgico é recomendado para quem tem lesões graves, compressão nervosa, tumores e outras condições que exigem intervenção mais invasiva.

5.  Estresse, mau humor e preocupação influenciam a dor na coluna 

Mente sã, corpo são. Quando o aspecto emocional não vai bem, o corpo sente. Por isso, o modo como nos sentimos pode influenciar a intensidade da dor que nos aflige.

A dor na coluna dorsal pode ser agravada devido alterações dos níveis de hormônios relacionados ao estresse, humor ou ansiedade em nossa vida.

Como resultado, controlar nossos níveis de estresse, humor e ansiedade fazendo atividades que gostamos e nos engajando no relaxamento pode realmente ser benéfico para melhorar a dor na coluna.

Fonte: https://www.hong.com.br/curiosidades-dores-coluna-vertebral/


Centro de Cirurgia da Coluna Dr. Ernani Abreu - Ernani Abreu - Centro Clínico Mãe de Deus - Menino Deus - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Ernani Abreu - Cirurgia Minimamente Invasiva - Cirurgia da Coluna Porto Alegre - Ernesto Dornelles - Dr. Ernani Abreu Coluna Porto Alegre).png

AGENDE SUA CONSULTA

Dr. Ernani Abreu - Ortopedista e Traumatologista
Centro da Cirurgia de Coluna - Porto Alegre

LIGUE AGORA

(51) 3230-2728

(51) 995012728

EMAIL
ATENDIMENTO@CIRURGIADACOLUNA.COM.BR

ENDEREÇO

CENTRO CLÍNICO MÃE DE DEUS
RUA COSTA, 30 - SALA 603, BAIRRO MENINO DEUS
PORTO ALEGRE / RS

ATENDEMOS CONVÊNIOS E PARTICULAR

PLANOS ATENDIDOS: UNIMED, BRADESCO, SUL AMÉRICA, IPÊ , SAÚDE PAS, CABERGS, SAÚDE CAIXA , ASSEFAZ , BACEN , AFISVEC, AGEMED , AJURIS.

Segmento Pesquisas