Sobre a hérnia de disco

O que é uma hérnia de disco?

Nesta entrevista, o médico Dr. Ernani Abreu, Ortopedista e Traumatologista especialista em tratamento de coluna e diretor do Centro de Cirurgia de Coluna em Porto Alegre, localizado no Centro Clínico Mãe de Deus, explica sobre a Hérnia de Disco, segundo ele uma patologia bastante comum… “para vocês entenderem o básico...nós temos um disco que é um amortecedor da coluna, o mais importante é na lombar, onde é mais comum de ocorrer, pois na mobilidade de flexão e extensão na coluna lombar é mais evidente, é mais importante, o que acontece é que o disco vai se rompendo, se degenerando e em um momento que pode ser traumático ou não, ele se rompe e quando rompe, o material que estava dentro do disco sai e ele vai comprimir algum elemento neural. Quando ele comprime o nervo, dá como se fosse uma dor de dente... esta dor de dente é definida como dor ciática...”


Centro de Cirurgia da Coluna Dr. Ernani Abreu - Ernani Abreu - Centro Cirurgia da Coluna - CCC - Centro Clínico Mãe de Deus - Dr. Ernani Blog - Hospital Ernesto Dornelles - Coluna Porto Alegre - Cirurgia de Coluna - Porto Alegre Rio Grande do Sul - Blog Dr. Ernani Abreu - Blog sobre coluna vertebral - Coluna Vertebral.png

Porque a hérnia de disco é definida como dor ciática?

Segundo o doutor Ernani Abreu, a hérnia de disco é definida como dor ciática porque “ocorre nos nervos que vão formar o nervo ciático que vai para o membro inferior... então a gente consegue, pela sintomatologia de dor e formigamento que atinge o membro inferior, saber exatamente qual o nervo que está afetado...”

Afetou o nervo, estou com esta dor insuportável, o que eu faço?

O médico explica que o primeiro passo é procurar um especialista, em uma emergência ou uma consulta, que saiba tratar este tipo de patologia da melhor forma possível, “lembrando que 80% ou mais dos pacientes não precisam ser operados, é possível hoje solucionar os problemas destes pacientes com medicamento, com repouso, com fisioterapia, com várias tecnologias... quando isto não funciona, podemos associar bloqueios de nervos, ou seja, injeta-se um remédio no nervo que está inflamado e comprimido, esperando que ele desinflame e minimize esta dor, porque hoje a gente também sabe que a maioria das hérnias são reabsorvidas pelo paciente, então aquela hérnia que você tem hoje, pode daqui a dois ou três meses nem existir mais... ‘‘, esclarece o doutor Ernani Abreu.


 

Confira o vídeo com a entrevista:

 

Centro de Cirurgia da Coluna Dr. Ernani Abreu - Centro Clínico Mãe de Deus - Porto Alegre - Coluna Porto Alegre - Dr. Ernani Abreu - Hérnia de Disco.png

AGENDE SUA CONSULTA

Dr. Ernani Abreu - Ortopedista e Traumatologista
Centro da Cirurgia de Coluna - Porto Alegre

LIGUE AGORA

(51) 3230-2728

(51) 995012728

EMAIL
ATENDIMENTO@CIRURGIADACOLUNA.COM.BR

ENDEREÇO

CENTRO CLÍNICO MÃE DE DEUS
RUA COSTA, 30 - SALA 603, BAIRRO MENINO DEUS
PORTO ALEGRE / RS

ATENDEMOS CONVÊNIOS E PARTICULAR

PLANOS ATENDIDOS: UNIMED, BRADESCO, SUL AMÉRICA, IPÊ , SAÚDE PAS, CABERGS, SAÚDE CAIXA , ASSEFAZ , BACEN , AFISVEC, AGEMED , AJURIS.

Segmento Pesquisas