Dicas para uma coluna saudável

A presença de dores ou incômodos na coluna vertebral nunca deve ser considerado uma situação normal. confira algumas dicas para uma coluna saudável.


Centro de Cirurgia da Coluna Dr. Ernani Abreu - Centro de Cirurgia da Coluna Porto Alegre - Ernani Abreu - Dr. Ernani Abreu Coluna Porto Alegre - Cirurgia Minimamente Invasiva - Centro Clínico Mãe de Deus - Menino Deus Porto Alegre - Ernesto Dorneles.png

  1. Postura: Uma postura adequada no dia a dia é fundamental. Na maior parte do tempo acabamos relaxando com a postura no trabalho, em casa ou no lazer. Algumas horas diárias em posição inadequada podem causar problemas e dor na coluna em poucos meses.

  2. Exercícios Regulares: Pratique exercícios físicos regularmente, quando falamos em coluna, seus benefícios também são diversos, pois o sedentarismo é uma das causas mais frequentes para os desconfortos do corpo e causas de outras doenças.

  3. Mantenha um peso corporal adequado: O ideal é ter um acompanhamento de um especialista para determinar e manter um peso adequado, grande parte das patologias degenerativas da coluna vertebral estão associadas ao aumento de peso. A diminuição da relação massa magra/gordura afeta diretamente a pressão e sobrecarga que os discos intervertebrais sofrem.

  4. Evite fumar: O tabagismo é um grande vilão da saúde! O cigarro contém substâncias químicas que diminuem a chegada de nutrientes aos ossos e discos intervertebrais. As vértebras de indivíduos tabagistas são mais susceptíveis à osteoporose e fraturas, além dos discos sofrerem um desgaste mais acelerado. Tudo isso pode gerar dor e patologias na coluna vertebral.

  5. Vitamina D e Cálcio: A Vitamina D ajuda o corpo a absorver o cálcio ingerido de forma eficiente e a depositá-lo juntamente com o fosfato no esqueleto. Já a falta dela aumenta as chances de osteoporose, do amolecimento dos ossos em adultos e do raquitismo em crianças. 

  6. Mexa-se: Mesmo com a postura correta, o corpo humano não foi feito para ficar na mesma posição por longos períodos. O maior problema é que muitas pessoas ficam paradas por muito tempo com a postura incorreta. Ou seja, temos aqui dois problemas. Para quem trabalha sentado, dirige por muitas horas ou fica em pé na mesma posição, é importante fazer pequenas pausas para alongar o corpo ou uma pequena caminhada.

  7. Alimente-se bem: É muito importante uma alimentação saudável. Uma coluna saudável não está relacionada apenas à atividade física e postura. O que você come é fundamental. Alguns nutrientes fundamentais para os ossos, ligamentos, músculos, discos e nervos estão presentes em alimentos frescos, frutas, verduras e proteínas de alto valor biológico. O acompanhamento nutricional com profissional especializado é muito importante. 


Centro de Cirurgia da Coluna Dr. Ernani Abreu - Ernani Abreu - Dr. Ernani Abreu - Centro Clínico Mãe de Deus - Menino Deus - Porto Alegre - Coluna Porto Alegre - Cirurgia Minimamente Invasiva.png

AGENDE SUA CONSULTA

Dr. Ernani Abreu - Ortopedista e Traumatologista
Centro da Cirurgia de Coluna - Porto Alegre

LIGUE AGORA

(51) 3230-2728

(51) 995012728

EMAIL
ATENDIMENTO@CIRURGIADACOLUNA.COM.BR

ENDEREÇO

CENTRO CLÍNICO MÃE DE DEUS
RUA COSTA, 30 - SALA 603, BAIRRO MENINO DEUS
PORTO ALEGRE / RS

ATENDEMOS CONVÊNIOS E PARTICULAR

PLANOS ATENDIDOS: UNIMED, BRADESCO, SUL AMÉRICA, IPÊ , SAÚDE PAS, CABERGS, SAÚDE CAIXA , ASSEFAZ , BACEN , AFISVEC, AGEMED , AJURIS.

Segmento Pesquisas