Estenose do Canal Vertebral

O número de pacientes com doenças degenerativas cresce cada vez mais até por conta do aumento da longevidade da população. A estenose do canal vertebral ou, estreitamento do canal, é uma delas. Ela se caracteriza por uma dor e queimação irradiada para a região glútea, coxa e perna. Podendo apresentar um formigamento, fraqueza muscular e até a diminuição da sensibilidade dos membros inferiores.


Centro de Cirurgia Dr. Ernani Abreu - Centro de Cirurgia da Coluna - Coluna Porto Alegre - Cirurgia de Coluna - Centro Clínico Mãe de Deus - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Ernani Abreu - Cirurgia Coluna - Coluna Porto Alegre - Menino Deus - Estenose do Canal Vertebral - Blog Coluna.png

O número de pacientes com doenças degenerativas cresce cada vez mais até por conta do aumento da longevidade da população. A estenose do canal vertebral ou, estreitamento do canal, é uma delas. Ela se caracteriza por uma dor e queimação irradiada para a região glútea, coxa e perna. Podendo apresentar um formigamento, fraqueza muscular e até a diminuição da sensibilidade dos membros inferiores.

Você já percebeu alguém com mais idade com este comportamento? Não conseguindo acompanhar a caminhada do filho ou neto em um passeio pelo shopping. Relata dor e irradiação desta dor para a perna, o que o faz parar a sua caminhada para retomar em seguida. Pouco a pouco, vai ficando mais intensas e limitantes mesmo sendo para pequenos trechos da caminhada.

Cabe saber quais são as estruturas envolvidas para entender o que acontece no corpo, porque estas estruturas funcionam de forma sinérgica. Elas têm a função de distribuir o peso do corpo. Resumidamente, a coluna tem segmentos e cada um deles forma unidades funcionais, que são compostas por vértebras, facetas articulares, ligamentos e disco intervertebral. Com o passar dos anos, o disco intervertebral pode perder sua característica viscoelástica e ficar com a distribuição assimétrica com a perda da altura discal. Consequentemente, esse desgaste aumenta a mobilidade das facetas articulares, podendo desencadear uma osteoartrose (degeneração). O estreitamento do canal vertebral pode ser causado por uma estrutura óssea, pelas partes moles ou por ambos.

A maioria dos pacientes tem mais de 50 anos. É importante que o paciente busque ajuda médica no início dos sintomas. Para o diagnóstico, o médico observa o histórico, faz o exame clínico e pode solicitar exames músculo esqueléticos e neurológico. Jamais tome medicação por conta própria para evitar que o problema seja agravado. Busque sempre um especialista em coluna. Na fase inicial, o tratamento pode ser feito por meio de medicamentos e fisioterapia, buscando o fortalecimento da musculatura e a correção da postura.

Cirurgia Minimamente Invasiva para Estenose

A cirurgia endoscópica de coluna pode ser indicada quando o paciente já passou por tratamento convencional ou está em fase inicial mas com sintomas incapacitantes. Vale informar que a cirurgia aberta pode comprometer as estruturas do equilíbrio dos pacientes. Cada caso deve ser observado pelo especialista. O tratamento cirúrgico irá diminuir a compressão medular e das raízes nervosas.

Entre as principais vantagens da cirurgia minimamente invasiva de coluna:

  • O paciente recebe alta no mesmo dia;

  • Pode ser feita com anestesia local e level sedação;

  • O paciente não precisa ir para o CTI;

  • Não precisa de transfusão sanguínea;

  • Rápido retorno às suas atividades laborativas e recreativas;


Centro de Cirurgia Dr. Ernani Abreu - Centro de Cirurgia da Coluna - Coluna Porto Alegre - Cirurgia de Coluna - Centro Clínico Mãe de Deus - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Ernani Abreu - Cirurgia Coluna - Coluna Porto Alegre - Menino Deus.png

AGENDE SUA CONSULTA

Dr. Ernani Abreu - Ortopedista e Traumatologista
Centro da Cirurgia de Coluna - Porto Alegre

LIGUE AGORA

(51) 3230-2728

(51) 995012728

EMAIL
ATENDIMENTO@CIRURGIADACOLUNA.COM.BR

ENDEREÇO

CENTRO CLÍNICO MÃE DE DEUS
RUA COSTA, 30 - SALA 603, BAIRRO MENINO DEUS
PORTO ALEGRE / RS

ATENDEMOS CONVÊNIOS E PARTICULAR

PLANOS ATENDIDOS: UNIMED, BRADESCO, SUL AMÉRICA, IPÊ , SAÚDE PAS, CABERGS, SAÚDE CAIXA , ASSEFAZ , BACEN , AFISVEC, AGEMED , AJURIS.

Segmento Pesquisas