Como cuidar da saúde da coluna

Dr Ernani Abreu - Como cuidar da saude da coluna.jpg

A coluna é uma das principais partes do nosso corpo, é ela que nos dá sustentação e equilíbrio. Muitos acham que cuidar da coluna é só cuidar das costas, mas é cuidar de todo o corpo.

O cuidado com a coluna começa desde criança, os pais observando a postura dos filhos e notando se não andam tortos para um lado ou curvados. Na infância é possível que estes problemas da coluna sejam patológicos, ou seja, que precisam de mais atenção.

Nos adultos as causas de dores na região estão associadas a alguma degeneração, que em algumas pessoas pode ocorrer precocemente, a má postura ou alteração nos discos da coluna.

A dor é sempre um alarme de que algo não está certo.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, 80% da população vai sofrer dor nas costas em algum momento da vida. A dor mais comum é a dor lombar, seguindo da cervical e por último da dorsal.

Algumas posturas erradas também são responsáveis por dores. Quanto mais tempo a pessoa passa nessas posições (por causa do trabalho, por exemplo), maior o risco.

•    Inclinar o tronco levantando peso;
•    Sentar com o tronco inclinado para frente (corcunda);
•    Ficar sentado o dia todo (recomenda-se levantar a cada hora);
•    Ficar em pé o dia todo; e
•    Dormir de barriga para baixo.

O período da menarca para as meninas é quando as deformidades e patologias começam a aparecer. Para os meninos é a fase até os 18 anos.
Para evitar maiores incômodos, recomenda-se que as pessoas se exercitem e alonguem-se regularmente, repousem e não exijam demais do corpo. Problemas de coluna estão ligados a hereditariedade, sedentarismo, obesidade, maus cuidados e comorbidades.

O primeiro passo de um tratamento é a reorientação. Ao procurar um médico, ele vai indicar quais os melhores exercícios e o que você deve mudar na sua rotina para amenizar as dores e fortalecer os músculos. 

Caso a dor seja significativa, sem melhora com medicação e fisioterapia, existem métodos minimamente invasivos, como o procedimento com agulhas ou cânulas, terapias intradiscais, cirurgia e radiofrequência, para atingir o ponto primário da dor.

Ao todo, cerca de 20% das pessoas tem necessidade real de cirurgia.

Fazer ginástica, alimentar-se adequadamente, não fumar, não usar salto altos por muito tempo, ter um tempo para relaxar, movimentar-se constantemente e cuidar a postura são métodos preventivos para evitar que futuramente os problemas na coluna sejam mais intensos.

Dr. Ernani Abreu, Ortopedista e Traumatologista do Centro de Cirurgia da Coluna, localizado no Centro Clínico Mãe de Deus, Porto Alegre.
CRM: 010533

Dr Ernani Abreu - Centro Clinico Mãe de Deus_blog.jpg

Agende sua consulta

Dr. Ernani Abreu - Ortopedista e Traumatologista
Centro da Cirurgia de Coluna - Porto Alegre

LIGUE AGORA

(51) 3230-2728

(51) 995012728


EMAIL
ATENDIMENTO@CIRURGIADACOLUNA.COM.BR

ENDEREÇO

CENTRO CLÍNICO MÃE DE DEUS
RUA COSTA, 30 - SALA 603, BAIRRO MENINO DEUS
PORTO ALEGRE / RS

ATENDEMOS CONVÊNIOS E PARTICULAR

PLANOS ATENDIDOS: UNIMED, BRADESCO, SUL AMÉRICA, IPÊ , SAÚDE PAS, CABERGS, SAÚDE CAIXA , ASSEFAZ , BACEN , AFISVEC, AGEMED , AJURIS.