Frio aumenta dores na coluna

com o clima frio, as dores nas costas aumentam, porque faz com que os músculos, tendões e ligamentos que sustentam a coluna se contraiam. podendo causar tensão na coluna e puxar as raízes nervosas sensíveis que saem dela, causando dor.


 
Centro de Cirurgia Dr. Ernani Abreu - Ernani Abreu - Centro de Cirurgia da Coluna - Centro Clínico Mãe de Deus - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Menino Deus - Cirurgia da coluna porto alegre - cirurgia porto alegre - cirurgia de coluna poa - cent…
 

Você já deve ter reparado que podem surgir dores na coluna justamente nos meses mais frios, com a chegada do inverno, as queixas de dores começam a aparecer principalmente nos ossos e articulações, em razão da contração da musculatura, diminuindo a mobilidade das articulações, causando assim, mais dores na região.

Outro motivo, é que no frio estamos em constante defesa das baixas temperaturas, realizando assim uma contração involuntária da musculatura para aumentar a temperatura e aquecer todo o nosso organismo.

As consequências

Com isto, trará consequências para o seu corpo, tais como:

  • Deficiências no suporte sanguíneo;

  • Queda no metabolismo;

  • Encurtamento das fibras musculares;

  • Diminuição de massa e força muscular;

  • Limitação articular, consequentemente, alterações biomecânicas, ou seja, maior dificuldade do corpo de realizar certos movimentos, causando assim alterações posturais.

Para prevenir e combater as dores, a pratica de exercícios regulares é muito importante e não deve ser interrompida, especialmente no inverno.

Quem sofre mais?

A incidência de dores na coluna nesta época do ano atinge na sua maioria os idosos e sedentários, visto que eles tem mais chances de sofrer com o problema, em razão dos músculos serem mais enfraquecidos e encurtados, realizando uma maior contração, tornando alguns pontos doloridos.

  • Pessoas que trabalham realizando grandes esforços físicos;

  • Pessoas que ficam na mesma posição por muito tempo;

  • Quem não pratica exercícios físicos regularmente;

  • Indivíduo que já tem problemas articulares;

  • Pessoas com osteoporose ou outras doenças como hérnias discais.

É muito comum pacientes com artrose ou artrite apresentarem um agravamento da doença neste período do ano, tendo dores constantes e algumas vezes até mais fortes.

Como prevenir as dores?

Se tem maneiras de evitar todo este incômodo e prevenir as dores nesta época fria, desta maneira:

  • Fazer alongamentos todos os dias, separe de 15 a 20 minutos diários para realizar o alongamento, com muita calma, cuidado e sempre respeitando seus limites.

  • Exercícios físicos e musculação, irá ajudar a fortalecer sua coluna, porém, existem exercícios contraindicados, por esta razão converse com seu médico e veja as possibilidades.

  • Yoga e Pilates também são opções recomendadas.

  • Tenha uma boa postura, sempre certifique-se de que está na melhor postura possível.

Se mesmo assim as dores persistirem ou agravarem, é recomendado procurar um especialista.


Centro de Cirurgia Dr. Ernani Abreu - Ernani Abreu - Centro de Cirurgia da Coluna - Centro Clínico Mãe de Deus - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Menino Deus - Cirurgia da coluna porto alegre - cirurgia porto alegre - cirurgia de coluna poa - cent…

AGENDE SUA CONSULTA

Dr. Ernani Abreu - Ortopedista e Traumatologista
Centro da Cirurgia de Coluna - Porto Alegre

LIGUE AGORA

(51) 3230-2728

(51) 995012728

EMAIL
ATENDIMENTO@CIRURGIADACOLUNA.COM.BR

ENDEREÇO

CENTRO CLÍNICO MÃE DE DEUS
RUA COSTA, 30 - SALA 603, BAIRRO MENINO DEUS
PORTO ALEGRE / RS

ATENDEMOS CONVÊNIOS E PARTICULAR

PLANOS ATENDIDOS: UNIMED, BRADESCO, SUL AMÉRICA, IPÊ , SAÚDE PAS, CABERGS, SAÚDE CAIXA , ASSEFAZ , BACEN , AFISVEC, AGEMED , AJURIS.


Segmento Pesquisas