Braquialgia

Problemas nas raízes nervosas cervicais provocam dores que se distribuem pelo braço, as chamadas braquialgias.


Centro de Cirurgia da Coluna Porto Alegre - CCC - Centro Clínico Mãe de Deus - Dr. Ernani Abreu - Ernani Abreu Coluna Porto Alegre - Coluna POA - Cirurgia coluna porto alegre - Hospital Ernesto Dornelles - Ernani Abreu - Braquialgia blog sobre a coluna vertebral - coluna vertebral porto alegre - coluna vertebral POA.png

O que é a Braquialgia?

A braquialgia é uma síndrome dolorosa em um ou em ambos os membros superiores (braços). Ela quase sempre parte da coluna cervical e envolve também o pescoço, os ombros e a parte superior das costas, sendo também chamada de cervico-braquialgia.

Quais as causas da Braquialgia?

A causa mais comum da braquialgia é a herniação de um dos discos intervertebrais da coluna cervical. Em idosos, é frequente haver uma diminuição dos espaços intervertebrais por degeneração dos discos entre as vértebras ou uma artrite de coluna e a presença de osteófitos (formações ósseas que se desenvolvem na coluna vertebral, popularmente chamadas “bicos de papagaio”).

Em geral, as causas da braquialgia são benignas, mas podem haver raros tumores ósseos da coluna cervical que comprimem as raízes nervosas, ocasionando dor.

Principais sintomas da Braquialgia

A dor intensa é mais comum em um dos braços, mas raramente pode afetar ambos os braços. Na dependência da natureza e extensão do problema, pode fazer-se acompanhar de dormência, fadiga muscular, flacidez, fasciculações, diminuição da sensibilidade tátil, perda de força e dos reflexos, falta de coordenação muscular, dores nas mãos e, em alguns casos, dores na região da nuca e parte superior das costas.

Nos casos mais graves e duradouros, pode ocorrer atrofia muscular, com diminuição da força. Na maior parte das vezes, a dor irradia-se apenas para um membro, a não ser que haja um comprometimento mais extenso da coluna cervical.

O início da dor pode ser abrupto, ou lento e progressivo, mas alcança seu máximo em horas ou dias e pode surgir após um movimento brusco ou de forma inesperada. Quando os sintomas são muito intensos eles podem se tornar limitantes mesmo para as tarefas cotidianas simples, como comer ou escrever, por exemplo.

Como tratar a Braquialgia?

O tratamento da braquialgia depende de suas causas, mas o tratamento sintomático envolve repouso, medicamentos anti-inflamatórios, analgésicos, bem como fisioterapia e, eventualmente, cirurgia. O repouso não tem necessariamente que ser na cama, que muitas vezes pode piorar o quadro do paciente.

Como prevenir a Braquialgia?

Existem alguns hábitos para se prevenir da Braquialgia, tais como:

● Procure sempre manter uma postura correta;

● Durante tarefas como trabalhar em um computador, por exemplo, procure manter a cabeça erguida;

● Procure manter seus ombros sempre relaxados;

● Tente não dormir com travesseiros muito altos ou muito baixos, procure um equilíbrio;

● Se tiver de realizar tarefas que induzem à braquialgia, procure uma fisioterapia preventiva.

Obs: Se os sintomas persistirem, é recomendado se procurar o médico especialista.


Centro de Cirurgia da Coluna Porto Alegre - CCC - Centro Clínico Mãe de Deus - Dr. Ernani Abreu - Ernani Abreu Coluna Porto Alegre - Coluna POA - Cirurgia coluna porto alegre - Hospital Ernesto Dornelles - Ernani Abreu - Braquialgia blog sobre a coluna vertebral - coluna vertebral porto alegre - coluna vertebral POA.png

AGENDE SUA CONSULTA

Dr. Ernani Abreu - Ortopedista e Traumatologista
Centro da Cirurgia de Coluna - Porto Alegre

LIGUE AGORA

(51) 3230-2728

(51) 995012728

EMAIL
ATENDIMENTO@CIRURGIADACOLUNA.COM.BR

ENDEREÇO

CENTRO CLÍNICO MÃE DE DEUS
RUA COSTA, 30 - SALA 603, BAIRRO MENINO DEUS
PORTO ALEGRE / RS

ATENDEMOS CONVÊNIOS E PARTICULAR

PLANOS ATENDIDOS: UNIMED, BRADESCO, SUL AMÉRICA, IPÊ , SAÚDE PAS, CABERGS, SAÚDE CAIXA , ASSEFAZ , BACEN , AFISVEC, AGEMED , AJURIS.


Segmento Pesquisas