Importância da atividade física para a sua coluna

A gente ouve falar que quem pratica atividade física leva uma vida mais saudável, adoece menos, tem menos chances de ter problemas sérios de saúde.

E isto também se enquadra quando falamos da saúde da sua coluna.


Centro de Cirurgia da Coluna Dr. Ernani Abreu - Ernani Abreu - Centro de Cirurgia da Coluna - Coluna Porto Alegre - Centro Clínico Mãe de Deus - Menino Deus Porto Alegre - Coluna Rio Grande do Sul.png

Os exercícios são aliados importantes para prevenir e para quem já sofre com as dores nas costas decorrentes de problemas na coluna ou de postura.

Diversos estudos realizados pelo mundo todo nos últimos anos mostraram que o exercício físico é eficaz na prevenção da dor lombar e na melhora das limitações funcionais. Podem ser praticados por todas as idades, sob a orientação de um profissional competente.

Veja alguns destes exercícios:

  • Musculação

Em casos em que a estabilidade articular está afetada, a musculação é o exercício recomendado, pois o fortalecimento muscular ajuda a restabelecer e resguardar a coluna. A atividade física que resulta em fortalecimento estimula a reconstrução, além de ajudar a realinhar a postura e a perda de peso.

  • Dança

Além de reduzir o risco de osteoporose, a dança fortalece a musculatura e aumenta a flexibilidade e a consciência corporal. Ao prestarmos mais atenção aos movimentos do corpo, com3eçamos a reconhecer os próprios limites, as articulações e, principalmente, a postura, buscando alinhá-la.

  • Natação

Atividades feitas na piscina são as mais comumente recomendadas para quem não pode sofrer altos impactos nas articulações. A natação é uma modalidade isenta de impacto, já que os movimentos são feitos na horizontal e a maior parte da força é empregada nos braços. Além do fortalecimento muscular e dos benefícios para a postura, ela alonga e alivia a pressão sobre a coluna, aumentando a amplitude do corpo.

  • Hidroginástica

Recomendada para combater a má postura, dores lombares e cervicais, insônia e sedentarismo. Gestantes e atletas também são beneficiados pela atividade, pois ela previne as dores e aumenta a circulação sanguínea das pernas. Em contrapartida, não é um exercício livre de choques. Nas aulas, os alunos pulam, correm e fazem outros movimentos em contato com o chão. Apesar dos impulsos serem menores, é preciso fazer uma avaliação médica para saber se a prática está liberada.

  • Caminhada

Para quem tem pouco tempo ou quer economizar, a caminhada é uma atividade que pode ser feita em qualquer lugar, sem custo. Dar algumas voltas nos quarteirões próximos de casa ou andar no parque pode combater dores na coluna, nos joelhos e nas pernas e aumentar a força e a resistência, contanto que seja feita de forma correta, observando se a postura está alinhada.

  • Pilates

O trabalho do Pilates é focado em força, desenvolvimento e coordenação do corpo. Os movimentos eliminam as tensões e desequilíbrios da coluna cervical e os exercícios abdominais dão estabilidade e flexibilidade para a coluna.


Importante salientar que a prática de atividade física sem orientação pode ser danosa. É indispensável a avaliação médica antes de se aventurar a praticar exercícios.


Dr. Ernani Abreu - Centro de Cirurgia da Coluna - Centro Clínico Mãe de Deus - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Ernani Abreu - Coluna Porto Alegre.jpg

AGENDE SUA CONSULTA

Dr. Ernani Abreu - Ortopedista e Traumatologista
Centro da Cirurgia de Coluna - Porto Alegre

LIGUE AGORA

(51) 3230-2728

(51) 995012728

EMAIL
ATENDIMENTO@CIRURGIADACOLUNA.COM.BR

ENDEREÇO

CENTRO CLÍNICO MÃE DE DEUS
RUA COSTA, 30 - SALA 603, BAIRRO MENINO DEUS
PORTO ALEGRE / RS

ATENDEMOS CONVÊNIOS E PARTICULAR

PLANOS ATENDIDOS: UNIMED, BRADESCO, SUL AMÉRICA, IPÊ , SAÚDE PAS, CABERGS, SAÚDE CAIXA , ASSEFAZ , BACEN , AFISVEC, AGEMED , AJURIS.