3 maneiras de evitar a recorrência ciática

Dor ciática é uma dor persistente sentida ao longo do trajeto do nervo ciático, que tem início na coluna lombar (parte inferior das costas), passa por baixo das nádegas, região posterior da coxa e continua até a perna.


Centro de Cirurgia da Coluna Dr. Ernani Abreu - Ernani Abreu - Centro de Cirurgia da Coluna - Coluna Porto Alegre - Nervo Ciático - Dor Ciática - Centro Clínico Mãe de Deus - Menino Deus - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Dr. Ernani Abreu - Coluna…

1. Exercício Regular

Faz bem para sua saúde no geral, assim como para sua coluna. Lembre-se que os músculos abdominais e espinhais inferiores são essenciais para a manutenção de uma postura correta e para o alinhamento da coluna.

Estes formam o conjunto chamado músculos de “core”, termo emprestado do inglês e muito usado nas academias, que literalmente significa “parte central’’.

Qualquer exercício com ênfase no “core”  foca o fortalecimento dos músculos abdominais e espinhais, como na musculação, pilates, yoga, para citar algumas.

Além de melhorar a postura e posicionar corretamente a bacia, eles promovem função respiratória harmônica e manutenção das vísceras na sua posição anatômica. Com isso, as chances do paciente ciático sofrer uma crise ficam reduzidas.

Mas, lembre-se sempre, peça orientações ao seu médico sobre as atividades que poderá praticar.

2. Ter uma postura correta quando sentado

Sempre escolha cadeiras giratórias com bom suporte para as costas, em especial para a região lombar, e com descansos para os braços. 

Caso a coluna ainda fique com uma curva acentuada, como acontece numa lordose, por exemplo, pode-se usar uma almofada, travesseiro ou toalha enrolada para diminuir a acentuação e manter a curva natural. Também é importante manter joelhos e quadris na mesma linha horizontal, ou seja, na postura pélvica correta.

Quando for trabalhar ao computador, ajuste a cadeira de modo que seus pés estejam plantados no chão e seus braços apoiados nos descansos de braços, com os cotovelos em ângulo reto. Manter a postura visual correta também faz parte desta lista de recomendações ergonômicas que possam afastar a crise ciática.

3. Consciência da biomecânica de seu corpo

Para se ter uma coluna saudável, na hora de ficar de pé, levantar objetos pesados e dormir, é essencial que esteja consciente da sua postura e que a corrija quando necessário. A postura errada força a coluna, podendo levar à fadiga e sobrecarga das estruturas dela, tais como articulações e nervos.

Se você trabalha de pé por longos períodos, use um descanso de pé. Pode ser uma caixa, banquinho, ou até um catálogo de telefone. Vá alternando, descanse um pé, depois outro. Não se esqueça também da postura visual correta, pois os olhos também agradecem! Ao assumir a postura correta, haverá alinhamento visual e pélvico.

Quando for levantar pesos, deixe que os membros inferiores façam o esforço. Levante e abaixe sem se inclinar, mantendo a coluna reta, e dobrando somente os joelhos. Mantenha o peso próximo ao corpo. Tente não levantar e girar ao mesmo tempo. Se o objeto for pesado demais ou exige esforço demasiado para para levantá-lo, faça-o em dupla.

Seguindo estas recomendações básicas, sempre com orientação médica, o paciente ciático estará se prevenindo contra a recorrência das crises.


Centro de Cirurgia da Coluna Dr. Ernani Abreu - Ernani Abreu - Centro de Cirurgia da Coluna - Coluna Porto Alegre - Nervo Ciático - Dor Ciática - Centro Clínico Mãe de Deus - Menino Deus - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Dr. Ernani Abreu - Coluna…

AGENDE SUA CONSULTA

Dr. Ernani Abreu - Ortopedista e Traumatologista
Centro da Cirurgia de Coluna - Porto Alegre

LIGUE AGORA

(51) 3230-2728

(51) 995012728

EMAIL
ATENDIMENTO@CIRURGIADACOLUNA.COM.BR

ENDEREÇO

CENTRO CLÍNICO MÃE DE DEUS
RUA COSTA, 30 - SALA 603, BAIRRO MENINO DEUS
PORTO ALEGRE / RS

ATENDEMOS CONVÊNIOS E PARTICULAR

PLANOS ATENDIDOS: UNIMED, BRADESCO, SUL AMÉRICA, IPÊ , SAÚDE PAS, CABERGS, SAÚDE CAIXA , ASSEFAZ , BACEN , AFISVEC, AGEMED , AJURIS.