Dúvidas sobre o SED-YESS

O que é SED-YESS?

O termo se refere a Selective Endoscopic Discectomy (Discectomia Endoscópica Seletiva) com o sistema Yeung Endoscopic Spine Surgery. Trata-se de uma técnica de endoscopia discal extremamente pouco invasiva, pela qual se pode tratar hérnias e outras lesões do disco através do forame de passagem do nervo, com um corte de aproximadamente 1cm, lateral à coluna.

Qual a diferença para as outras cirurgias de hérnia por vídeo?

As primeiras cirurgias de hérnia discal por vídeo utilizavam uma abordagem cirúrgica pela parte de trás da coluna, basicamente a mesma da cirurgia convencional. A cirurgia realizada também era praticamente igual à cirurgia convencional, apenas com um corte e uma lesão muscular menores, proporcionados pelo uso da visão endoscópica.

No SED-YESS usa-se uma abordagem lateral e uma entrada na coluna junto ao forame, diretamente no local de conflito entre o nervo e a hérnia. O SED-YESS permite, também, abordagens para esvaziamento interno do disco sem manuseio do nervo, muito parecido com o que se faz na cirurgia percutânea da hérnia discal, porém com a vantagem da visão endoscópica.

Quem é candidato a esse procedimento?

A indicação mais comum é para portadores de hérnia de disco lombar dos discos L4-L5, L3-L4 e L2-L3, sendo que o procedimento serve para a maioria dos tipos de hérnias. O SED-YESS também tem sido utilizado para tratamento de alguns casos de discopatia degenerativa dolorosa e estenose lombar.