Osteoporose

Osteoporose

Osteoporose

A osteoporose é uma diminuição na calcificação dos ossos, que ficam frágeis e sujeitos a sofrer fraturas, mesmo com impactos muito pequenos. Essas fraturas são muito comuns, podem provocar muita dor e, às vezes, levar a consequencias graves, como lesões dos nervos ou deformação da coluna.

Com o aumento na expectativa de vida, a osteoporose vem sendo cada vez mais comum, pois é uma patologia da terceira idade, especialmente das mulheres após a menopausa. O tratamento da osteoporose é clínico, feito com reposição de cálcio e medicações. O tratamento das fraturas por osteoporose geralmente também é clínico, com remédios para a dor, repouso e uso de coletes. A cirurgia está reservada para as situações mais graves.

A vertebroplastia e a cifoplastia são técnicas minimamente invasivas de cimentação da vértebra fraturada, utilizadas para trazer alivio rápido da dor e evitar a imobilização prolongada.


 

Dúvidas mais comuns sobre osteoporose

Quem tem mais risco de osteoporose?

Uma em cada 3 mulheres desenvolve osteoporose após a menopausa, enquanto nos homens acima de 60 anos, apenas um em cada 6 desenvolve. A chance de ter osteoporose aumenta com a idade, é maior em pessoas de físico delicado e nas raças branca e amarela. Histórico de osteoporose na família também aumenta as chances de apresentar a doença.

O que se pode fazer para evitar a osteoporose?

O principal é evitar o sedentarismo, o baixo peso, a perda de massa muscular e as dietas pobres em cálcio e com excesso de fibras e proteínas. Tomar sol aumenta a produção de vitamina D, que ajuda na calcificação. As terapias de reposição hormonal auxiliam, mas devem ser feitas sob orientação médica.

Tomar cálcio pode evitar a osteoporose?

Não basta tomar cálcio, pois a alteração do metabolismo que causa a osteoporose faz com que o cálcio seja eliminado do corpo, sem se transformar em tecido ósseo.

Qual o tratamento da osteoporose?

A reposição de cálcio deve ser acompanhada de outras medicações, como vitamina D, alendronato, ou reposição de hormônios como estrogênio ou calcitonina. O exercício também é muito importante, principalmente ao ar livre, pois tomar sol também aumenta a calcificação.

Qual o problema de ter osteoporose? Que sintomas ela causa?

A osteoporose não dói nem causa outros sintomas. O grande problema da osteoporose é que ela deixa o osso mais fraco, com risco maior de sofrer fraturas, mesmo em traumatismos leves ou esforços normais do dia a dia.

As fraturas por osteoporose são muito comuns?

Um terço das mulheres com 60 anos apresenta fratura de vértebras. Destas, 20% são casos graves, que falecem alguns meses após a fratura.

Qual o tratamento das fraturas por osteoporose?

A cirurgia convencional é indicada muito raramente, apenas em casos muito extremos. Geralmente se deixa o paciente em repouso, tomando analgésicos leves e vestindo um colete para sustentar melhor o tronco. Na maioria dos casos isso é o suficiente para aliviar a dor e permitir que a fratura se calcifique de novo. Quando isso não é suficiente, pode-se pensar em procedimentos como a vertebroplastia e a cifoplastia.

O que são vertebroplastia e cifoplastia?

São procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos em que faz uma injeção de cimento ósseo dentro de vértebras fraturadas. A cimentação da fratura traz um alívio quase imediato da dor causada pela fratura e permite que o paciente volte a se movimentar.

Quando estão indicadas a vertebroplastia ou a cifoplastia?

Nos casos em que existe dor significativa ou incapacitante, sem melhora com o tratamento clínico. Geralmente estes pacientes tem dificuldade grande de se movimentar e ficam restritos na cama, com risco de lesões da pele ou infecções respiratórias. A cimentação da fratura pode reverter este quadro, trazendo melhora quase imediata, nos casos em que é bem indicada.

Qual a diferença entre vertebroplastia e cifoplastia?

Na vertebroplastia é a injeção de cimento ósseo diretamente no corpo da vértebra.

A cifoplastia é uma evolução da vertebroplastia, que utiliza uma aparelhagem mais complexa para a injeção do cimento. Nesse procedimento, um balão é inflado dentro do osso, fazendo com que a vértebra se expanda. O cimento é, então, colocado na cavidade criada pelo balão.

Osteoporose 1 - Dr Ernani Abreu.jpg

Veja mais detalhes na página de técnicas cirúrgicas ou em nosso blog.

 

DR. ERNANI ABREU
 Especializado em Técnica Minimamente Invasiva
CREMERS 10533

CENTRO DE CIRURGIA DA COLUNA
CENTRO CLÍNICO MÃE DE DEUS - RUA COSTA, 30 - SALA 603
BAIRRO MENINO DEUS - PORTO ALEGRE/RS

(51) 3230.2728  

AGENDE SUA CONSULTA