Hérnia de Disco Cervical

Hérnia de Disco Cervical

A Hérnia de Disco Cervical

A hérnia de disco ocorre quando um fragmento da parte interna do disco, chamada núcleo pulposo, escapa através de uma ruptura na camada externa, chamada anel fibroso. É como se a espuma de uma almofada saísse por um defeito na costura da capa.

Na região cervical, a hérnia pode comprimir uma das raízes nervosas cervicais ou mesmo a medula espinhal. Quando há compressão da raiz, o sintoma é uma dor forte em um dos braços, conhecida como braquialgia. Quando há compressão da medula, pode-se desenvolver um quadro mais sério, que compromete a motricidade de todo corpo, chamado de mielopatia.

A maioria das hérnias pode ser tratada com medicação, repouso e fisioterapia. A cirurgia é indicada nos casos que não melhoram, quando o sofrimento do nervo é muito grande e nos casos de mielopatia, Existem diferentes técnicas cirúrgicas para o tratamento dessas hérnias, mas os mais comuns são a artrodese e a artroplastia cervicais.

Dúvidas mais comuns sobre Hérnia de Disco Cervical

Por que a hérnia de disco cervical provoca dor no braço?

Na coluna cervical, o disco está colocado exatamente na frente das raízes nervosas que se distribuem nos braços. Quando o núcleo "escapa" do disco, ele comprime o nervo e provoca dor no território por onde o nervo se distribui. Por isso a dor afeta braço, mesmo com a lesão localizada na coluna.

Uma hérnia de disco cervical pode provocar paralisia?

Sim. Na região cervical o disco está próximo da medula espinhal, por onde passam as fibras nervosas que controlam a sensibilidade e motricidade de todo o corpo. Dessa forma, pode acontecer de uma hérnia lesionar a medula e provocar paralisia, chamada de mielopatia cervical. É muito raro, entretanto, que esta paralisia aconteça de modo agudo. Os sintomas costumam progredir lentamente e, se o paciente procurar ajuda médica no início do quadro, existe tempo suficiente para que o problema seja diagnosticado e tratado. Assim, se houver falta de força ou sensibilidade nos braços ou pernas, dificuldade para caminhar ou rigidez dos movimentos, você deve procurar um médico o quanto antes!

 

hernia de disco cervical 2 - Dr Ernani Abreu.jpg

Qual é a causa da hérnia de disco cervical?

A hérnia é resultado de um desgaste do disco. Esse desgaste está relacionado a vários fatores, como estrutura genética do indivíduo, atividade física, peso, tipo de trabalho, etc.. Não existe hérnia causada apenas por um fator isolado. Mesmo nos casos em que a hérnia se manifesta depois de um acidente ou esforço, costumam existir outros fatores que contribuíram anteriormente para o problema.

Qual o tratamento da hérnia de disco cervical?

Na maioria dos casos o tratamento é não cirúrgico, com medicação e fisioterapia, seguidos de programas de exercícios.

A cirurgia é reservada para os casos de mielopatia cervical, para os casos em que o tratamento conservador não surte o efeito desejado, ou quando o nervo está muito lesionado.

Quais os exercícios certos para fazer em casos de hérnia de disco?

Não existe uma formula. Há vários tipos de exercícios, para todos os gostos, mas eles devem ser prescritos por um profissional capacitado para julgar as necessidades e capacidades de cada paciente.

Como é a cirurgia da hérnia de disco cervical?

Existe mais de um tipo de cirurgia para este fim. A técnica cirúrgica mais comum é a artrodese cervical. Mais modernamente tem se usado a artroplastia cervical, onde que o disco é substituído por uma prótese que mantém a movimentação da coluna.