Estenose do Canal

O desgaste que ocorre nos discos e articulações com o envelhecimento leva a uma redução progressiva do espaço disponível para a passagem dos nervos. Na maioria das vezes, os nervos conseguem se acomodar sem maiores problemas. Quando essa acomodação não acontece, os nervos ficam apertados e cria-se o quadro de Estenose Espinhal ou Canal Estreito.

A estenose é uma doença degenerativa comum, que causa dores nas pernas, diminuição da sensibilidade e dificuldade para caminhar. O sintoma mais clássico da estenose é a claudicação, uma dor que aparece na caminhada, fica mais forte à medida que a pessoa segue caminhando e alivia muito se ela sentar.

A maioria dos casos podem ser tratados clinicamente, mas algumas vezes podem ser necessários bloqueios, ou mesmo cirurgia para descompressão dos nervos.

Duvidas mais comuns sobre Estenose de Canal (Canal Estreito)

O que é estenose de canal? Qual a causa da estenose do canal?

É a redução ou estreitamento dos espaços de passagem dos nervos na coluna, levando à compressão nervosa. A estenose é uma doença degenerativa, ou seja, uma complicação do processo degenerativo normal da coluna.

O estreitamento pode ser causado pelo aumento de volume de articulações com artrose, pela protrusão e redução da altura de discos desgastados, por deslizamentos vertebrais que deformam o canal espinhal, ou pela soma de diversos desses fatores.

É muito comum que a estenose esteja incluída dentro de um outro quadro de doença degenerativa, como por exemplo uma espondilolistese com estenose, ou uma escoliose com estenose.

Quais os sintomas da estenose de canal?

Os sintomas são relacionados com a presença de compressão dos nervos, especialmente dores irradiadas nas pernas. Essas dores podem ser de vários tipos, mas a apresentação mais típica é a claudicação neurológica, uma dor que piora à medida que a pessoa caminha e melhora com ela sentando-se.

Qual faixa etária da estenose de canal?

Por estar relacionada com alterações degenerativas mais avançadas, a estenose é uma doença degenerativa mais típica da terceira idade, embora possa acontecer em pessoas mais jovens.

Como é a cirurgia da estenose de canal?

O objetivo maior da cirurgia é descomprimir os nervos em sofrimento. Nos casos de estenoses simples, em segmentos limitados da coluna e não associadas a outras doenças degenerativas, pode-se realizar cirurgias de descompressão simples, ou seja, apenas uma retirada limitada de osso que esteja comprimindo o nervo. Nos casos em que a estenose é parte de um quadro de escoliose ou espondilolistese, é necessário fazer a descompressão mais o tratamento da patologia em questão, geralmente através de uma artodese.