7 Dicas de Postura

Ter uma postura correta é importante para a melhora da qualidade de vida e evitar desconfortos nas costas, lesões na coluna, além de diminuir a gordura localizada e aumentar a sua auto-estima.


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1 - Adote uma postura correta

Em todos os momentos, tenha em mente de adotar uma postura reta, mantendo a curvatura normal da coluna. Quando for se sentar, deixe as pernas ligeiramente afastadas, com os pés apoiados ao chão. Importante lembrar que a altura da cadeira seja a mesma distância entre o seu joelho e o chão (a flexão dos joelhos devem formar 90º.

Quando o indivíduo senta-se mantendo a boa postura, há uma distribuição uniforme das pressões sobre os discos intervertebrais, os ligamentos e os músculos trabalham harmoniosamente, evitando um desgaste de todas as estruturas que sustentam a coluna.

2 - Apoiar o peso do corpo nos dois pés

Quando estiver em pé, apoie o peso do seu corpo nos dois pés, involuntariamente, jogamos todo nosso peso em apenas um dos pés, podendo entortar nossa coluna e causar dores. Outro ponto muito importante é alongar-se quando for caminhar longos trajetos.

3 - Alongue-se

Parte essencial para adotar uma boa postura, é o alongamento. Aumenta a amplitude de movimentos do corpos, relaxa os músculos e alivia tensões. Os alongamentos podem ser realizados toda vez que você sentir vontade. No trabalho, no carro, assistindo TV. Podemos e devemos nos alongar de manhã, antes de começar o dia, no final do dia para aliviar as tensões acumuladas, depois de ficar sentado ou em pé muito tempo e principalmente antes e depois de atividades físicas.

4 - Durma na posição certa

Cuidar da sua postura durante o sono é um dos métodos mais eficazes contra desconfortos no dia a dia. A principal ideia é deixar o seu corpo o mais nivelado possível, para que nenhuma região específica esteja sobrecarregada. Para os que dormem de barriga pra cima, a recomendação é usar um travesseiro debaixo dos joelhos. Aos que dormem de ladinho, indica-se um travesseiro baixo para a cabeça e outro entre as pernas (que devem ficar dobradas).

Para maiores informações sobre as melhores e piores posições para se dormir, confira clicando aqui.

5 - Evite carregar pesos em excesso

Carregar peso em excesso é um fator que te distancia, cada vez mais, de uma postura correta. Isso pode parecer inevitável dependendo das exigências do seu trabalho ou da sua rotina, mas com um pouco de atenção é possível melhorá-la.

Sacolas de supermercado, por exemplo, devem ter o peso distribuído nos dois braços para evitar sobrecarregar um lado só. Caso você precise se locomover constantemente, opte por mochilas mais reforçadas, com acolchoamento e suporte para a coluna, e nunca carregue peso em apenas um dos ombros.

6 - Movimente-se

Mesmo com a postura correta, o corpo humano não foi feito para ficar na mesma posição por longos períodos. O maior problema é que muitas pessoas ficam paradas por muito tempo com a postura incorreta. Ou seja, temos aqui dois problemas. Para quem trabalha sentado, dirige por muitas horas ou fica em pé na mesma posição, é importante fazer pequenas pausas para alongar o corpo ou uma pequena caminhada.

7 - Tenha uma alimentação saudável

É muito importante uma alimentação saudável. Uma coluna saudável não está relacionada apenas à atividade física e postura. O que você come é fundamental. Alguns nutrientes fundamentais para os ossos, ligamentos, músculos, discos e nervos estão presentes em alimentos frescos, frutas, verduras e proteínas de alto valor biológico. Uma dica é absorver bastante Vitamina D, ela ajuda o corpo a absorver o cálcio ingerido de forma eficiente e a depositá-lo juntamente com o fosfato no esqueleto. Já a falta dela aumenta as chances de osteoporose, do amolecimento dos ossos em adultos e do raquitismo em crianças. O acompanhamento nutricional com profissional especializado é muito importante. 


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