Sobre a Hérnia de Disco

O que é uma hérnia de disco?

Nesta entrevista, o médico Dr. Ernani Abreu, Ortopedista e Traumatologista especialista em tratamento de coluna e diretor do Centro de Cirurgia de Coluna em Porto Alegre, localizado no Centro Clínico Mãe de Deus, explica sobre a Hérnia de Disco, segundo ele uma patologia bastante comum…

Para vocês entenderem o básico... nós temos um disco que é um amortecedor da coluna, o mais importante é na lombar, onde é mais comum de ocorrer, pois na mobilidade de flexão e extensão na coluna lombar é mais evidente, é mais importante, o que acontece é que o disco vai se rompendo, se degenerando e em um momento que pode ser traumático ou não, ele se rompe e quando rompe, o material que estava dentro do disco sai e ele vai comprimir algum elemento neural. Quando ele comprime o nervo, dá como se fosse uma dor de dente... esta dor de dente é definida como dor ciática...


Centro de Cirurgia da Coluna Dr. Ernani Abreu - Ernani Abreu - Centro Cirurgia da Coluna - CCC - Centro Clínico Mãe de Deus - Dr. Ernani Blog - Hospital Ernesto Dornelles - Coluna Porto Alegre - Cirurgia de Coluna - Porto Alegre Rio Grande do Sul - …

Minha hérnia de disco está melhorando, o que eu faço?

Segundo o Dr. Ernani Abreu, Ao passo seguinte, passou a sintomatologia, o recomendado é fazer um reforço muscular, um alongamento, preparar a coluna para não ter as crises de novo, porque muita das vezes nós estamos sedentários, esquecendo que nós temos que cuidar do nosso corpo muito bem…

Minha hérnia não está melhorando, o que eu faço?

Com a Hérnia de Disco não melhorando, teremos de partir para uma tecnologia cirúrgica, ou seja, remover esta compressão que está sobre o nervo para se ter uma qualidade de vida normal, desfazer a inflamação… eu brinco, se eu tiver um prego no pé, adianta eu trocar de meia, de sapato, tomar remédio ou tenho que tirar o prego? Eu tenho que tirar o prego, porque se não, não vai passar a dor...

Que métodos existem para retirar a hérnia?

Isto teve uma evolução muito grande na área médica, o mais comum é a discectomia normal, que nos hospitais onde não se tem maiores recursos, o procedimento é feito à olho nu ou é feito com microscópio e que, por sinal, funciona maravilhosamente bem, mas a tecnologia foi avançando, de que maneira?

De maneira que eu possa ter a mesma efetividade e ter menos agressão, sendo feita com endoscópio, ou seja, eu coloco um aparelho, uma lente endoscopia, que através de pinças dentro do endoscópio, se retira a hérnia, isto é feito com anestesia local, com corte de 1cm e que o paciente acaba a cirurgia e vai para casa…se ele tem uma hérnia contida, ou seja, a hérnia não ficou para fora, nós podemos fazer uma discectomia percutânea...

O que é uma discectomia percutânea?

É como se fosse uma lipoaspiração, ou seja, se coloca uma cânula sobre a anestesia local e esta cânula aspira este núcleo e ele aspirando isto, diminui esta protusão que está machucando o nervo… é um procedimento de ambulatório e feito de maneira bem simples…

Estas cirurgias apresentam risco?

Todas cirurgias apresentam riscos, não existe nada sem risco, nós vamos ao dentista e se tem risco, é óbvio que os riscos que as cirurgias menos invasivas apresentam é bem menor, porque você tem muito menos agressão ao seu tecido, não é 100% sem risco, se têm o risco, embora hoje seja muito minimizado... cirurgia de coluna não precisa ter medo, hoje em dia ela evoluiu de maneira muito importante...


Confira a entrevista completa com o Dr. Ernani Abreu sobre a Hérnia de Disco:

 
 

Centro de Cirurgia da Coluna Dr. Ernani Abreu - Ernani Abreu - Centro Cirurgia da Coluna - CCC - Centro Clínico Mãe de Deus - Dr. Ernani Blog - Hospital Ernesto Dornelles - Coluna Porto Alegre - Cirurgia de Coluna - Porto Alegre Rio Grande do Sul - …

AGENDE SUA CONSULTA

Dr. Ernani Abreu - Ortopedista e Traumatologista
Centro da Cirurgia de Coluna - Porto Alegre

LIGUE AGORA

(51) 3230-2728

(51) 995012728

EMAIL
ATENDIMENTO@CIRURGIADACOLUNA.COM.BR

ENDEREÇO

CENTRO CLÍNICO MÃE DE DEUS
RUA COSTA, 30 - SALA 603, BAIRRO MENINO DEUS
PORTO ALEGRE / RS

ATENDEMOS CONVÊNIOS E PARTICULAR

PLANOS ATENDIDOS: UNIMED, BRADESCO, SUL AMÉRICA, IPÊ , SAÚDE PAS, CABERGS, SAÚDE CAIXA , ASSEFAZ , BACEN , AFISVEC, AGEMED , AJURIS.