Bloqueios e Infiltrações

São procedimentos percutâneos, minimamente invasivos, realizados com anestesia local e sem necessidade de internação.


 
Centro de Cirurgia da Coluna Dr. Ernani Abreu - Dr. Ernani Abreu - Blog Bloqueios e Infiltrações - Bloqueios e Infiltrações - Blog sobre a coluna vertebral - Coluna Vertebral Porto Alegre - Coluna Poa - Centro Clínico Mãe de Deus - Menino Deus - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Ernani Abreu - Centro de Cirurgia da Coluna - Saúde na Coluna - Cirurgia de Coluna - Bloqueios e Infiltrações - Infiltração na coluna - Bloqueio na coluna - Cirurgia de coluna poa - Cirurgia coluna porto alegre - cirurgia porto alegre - cirurgia coluna poa - cirurgia coluna.png
 

O que seria Bloqueios e Infiltrações?

São procedimentos percutâneos, minimamente invasivos, realizados com anestesia local e sem necessidade de internação, que podem ser utilizados em casos de dor por lesão ou irritação de diversas estruturas da coluna e consistem, basicamente, em injetar medicações ou anestésicos diretamente na coluna.

Em comparação com a ingestão de medicamentos pela boca, as infiltrações de medicamentos e os bloqueios anestésicos diretamente no local da doença costumam trazer resultados bem mais eficazes. Com a colocação da medicação mais próximo das lesões, pode-se utilizar doses menores, com menos efeitos colaterais e resultados mais duradouros.

Como é aplicado os Bloqueios e Infiltrações?

Os procedimentos são feitos com a colocação de uma agulha no alvo a ser tratado, sempre com controle de raios-X, seguida da injeção da substância indicada. Além de tratamento, estes procedimentos também podem ser utilizados na investigação da dor.

Todos os pacientes são sedados e ficam com monitorização pelo anestesista.

O que esperar deste tratamento?

Geralmente dois medicamentos são utilizados, um anestésico local e um corticoide. O anestésico tem a função de aliviar a dor nas primeiras horas após o procedimento e o corticoide, que tem ação anti-inflamatória, costuma aliviar a dor e diminuir os sinais inflamatórios no local ao longo de semanas e até meses.

Além do alívio da dor, costuma ocorrer aumento da amplitude de movimento da coluna, e os sintomas de formigamento ou dormência também podem melhorar. Outro objetivo da infiltração é identificar o exato ponto que está gerando a crise de dor (infiltração diagnóstica) para que novos procedimentos possam ser direcionados para tal região.

Quais são os riscos e efeitos colaterais deste procedimento?

De uma maneira geral, este procedimento é muito seguro. Entretanto, como qualquer procedimento médico, existem complicações e possíveis efeitos colaterais. O efeito colateral mais frequente é a dor no local da infiltração após o término do efeito do anestésico local. Este incômodo costuma melhorar nos primeiros dias após o procedimento.

Riscos raros são dor de cabeça, punção dural, infecção, sangramento e a piora dos sintomas. Outros efeitos muito incomuns e temporários são aumento da glicemia e retenção hídrica em decorrência do corticoide.

Quais são as contra-indicações ao procedimento?

Cada caso deve ser analisado individualmente, porém algumas contra-indicações são:

  • Problemas de coagulação;

  • Infecção ativa;

  • Diabetes descompensado, doenças cardíacas descompensadas;

  • Gravidez.

OS PROCEDIMENTOS PERCUTÂNEOS MAIS COMUNS SÃO: 


Centro de Cirurgia da Coluna Dr. Ernani Abreu - Dr. Ernani Abreu - Blog Bloqueios e Infiltrações - Bloqueios e Infiltrações - Blog sobre a coluna vertebral - Coluna Vertebral Porto Alegre - Coluna Poa - Centro Clínico Mãe de Deus - Menino Deus - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Ernani Abreu - Centro de Cirurgia da Coluna - Saúde na Coluna - Cirurgia de Coluna.png

AGENDE SUA CONSULTA

Dr. Ernani Abreu - Ortopedista e Traumatologista
Centro da Cirurgia de Coluna - Porto Alegre

LIGUE AGORA

(51) 3230-2728

(51) 995012728

EMAIL
ATENDIMENTO@CIRURGIADACOLUNA.COM.BR

ENDEREÇO

CENTRO CLÍNICO MÃE DE DEUS
RUA COSTA, 30 - SALA 603, BAIRRO MENINO DEUS
PORTO ALEGRE / RS

ATENDEMOS CONVÊNIOS E PARTICULAR

PLANOS ATENDIDOS: UNIMED, BRADESCO, SUL AMÉRICA, IPÊ , SAÚDE PAS, CABERGS, SAÚDE CAIXA , ASSEFAZ , BACEN , AFISVEC, AGEMED , AJURIS.