Como o método Pilates pode ajudar no tratamento da Escoliose

Escoliose é uma deformidade caracterizada pela existência de uma curvatura lateral da coluna, fazendo com que o corpo fique assimétrico. Sua prevalência é de nove meninas para um menino.

O tratamento depende de cada caso, nos casos em que o desvio é menor, costuma-se indicar exercícios posturais, como as atividades exercidas no Pilates.


Centro de Cirurgia da Coluna Dr. Ernani Abreu - Dr. Ernani Abreu - Centro Clínico Mãe de Deus - Cirurgia de Coluna Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Ernani Abreupng

Objetivo do trabalho com o Pilates

A prática desse método acarreta benefícios sobre a flexibilidade, o alinhamento postural e a coordenação motora. Além do aumento da força muscular, o que demonstra uma relação direta com o processo de reeducação postural.

O método Pilates surge como uma opção muito eficaz no tratamento da escoliose. Porque consegue trabalhar grupos musculares profundos e que estão diretamente relacionados com a estabilização da coluna vertebral.

Um programa de exercícios no Pilates deve conter movimentos que priorizem a ativação dos músculos estabilizadores. Alguns exercícios específicos do método Pilates, podem ser aplicados para tratar a escoliose, e são importantes porque trabalham vários grupos musculares simultaneamente. O Pilates envolve bastante exercícios que trabalham de forma harmoniosa e rítmica trazendo juntamente com a respiração, a promoção de relaxamento e alívio de tensões.

Vamos ver mais sobre esses exercícios indicados:

1. SIDE BEND

  • Fortalecer: Multífideos, quadrado lombar, deltoide, eretores da espinha, transverso do abdômen, oblíquos interno e externo, e demais músculos da casa de força.

  • Mobilizar: curva lombar.

  • Alongar: cadeia lateral.

2. MERMAID

  • Fortalecer: Multífideos, quadrado lombar, eretores da espinha, transverso do abdômen, oblíquos interno e externo, e demais músculos da casa de força.

  • Mobilizar: curvas lombar e torácica.

  • Alongar: cadeia lateral.

 3. KNEE STRETCHES

  • Fortalecer: quadríceps, isquiotibiais, multífideos, quadrado lombar, eretores da espinha, transverso do abdômen, oblíquos interno e externo, e demais músculos da casa de força.

  • Mobilizar: curva lombar e torácica.

  • Alongar: cadeia anterior.

Conclusão:

Considerando que a escoliose promove desequilíbrios de força e comprimento musculares no tronco, é necessário que a intervenção fisioterapêutica inclua a estabilização e a simetria muscular como foco de tratamento.

Assim, um programa de estabilização central, incluindo exercícios de fortalecimento dos músculos, deve ser indicado como meio de reabilitação em alterações posturais importantes, a exemplo da escoliose.

Estudos demonstram que o método Pilates promove a estabilização lombo-pélvica e abdominal, além da flexibilidade.

O treinamento da estabilização central, que representa a base do método, contribui para um melhor alinhamento postural.

Quer saber mais? Conheça a Fisioforma Pilates & CoreAlign , clínica de fisioterapia localizada no bairro Moinhos de Vento em Porto Alegre que tem como objetivos: a prevenção, reabilitação física e bem-estar mental dos nossos alunos através dos métodos Pilates e CoreAlign


Dr. Ernani Abreu - Ernani Abreu - Centro de Cirurgia da Coluna - Coluna Porto Alegre - Cirurgia da Coluna Porto Alegre - Centro Clínico Mãe de Deus.jpg

AGENDE SUA CONSULTA

Dr. Ernani Abreu - Ortopedista e Traumatologista
Centro da Cirurgia de Coluna - Porto Alegre

LIGUE AGORA

(51) 3230-2728

(51) 995012728

EMAIL
ATENDIMENTO@CIRURGIADACOLUNA.COM.BR

ENDEREÇO

CENTRO CLÍNICO MÃE DE DEUS
RUA COSTA, 30 - SALA 603, BAIRRO MENINO DEUS
PORTO ALEGRE / RS

ATENDEMOS CONVÊNIOS E PARTICULAR

PLANOS ATENDIDOS: UNIMED, BRADESCO, SUL AMÉRICA, IPÊ , SAÚDE PAS, CABERGS, SAÚDE CAIXA , ASSEFAZ , BACEN , AFISVEC, AGEMED , AJURIS.

Segmento Pesquisas