Espondilolistese e Espondilólise

A espondilolistese é uma deformidade da coluna caracterizada pelo deslizamento de uma vértebra sobre outra, provocando um desalinhamento da coluna, como um degrau. Existem vários tipos, mas os mais comuns são a espondilolistese degenerativa e a espondilolistese ístmica.

A Espondilolistese Degenerativa ocorre em adultos, devido a um desgaste patológico das articulações e é uma das doenças degenerativas mais comuns. O deslizamento costuma ser pequeno, mas pode provocar grande compressão dos nervos.

A Espondilolistese Ístmica ocorre devido a um defeito na parte posterior da vértebra, sendo o mais comum a espondilólise, uma fissura nas juntas que deveriam manter o alinhamento da coluna. Essa patologia não está relacionada com desgaste, podendo ocorrer em jovens e sendo uma das causas de dor lombar em crianças. O deslizamento pode chegar a ser muito grande e às vezes pode chegar a causar até uma deformidade física.

Os casos mais leves podem ser tratados com medicação, exercícios, fisioterapia e bloqueios. Nos casos mais severos, os nervos apertados devem ser liberados e a vértebra escorregada deve ser fixada, geralmente pela técnica de Artrodese Minimamente Invasiva de Coluna Lombossacra.