Cirurgia da Coluna

Centro de Cirurgia da Coluna
Centro Clínico Mãe de Deus - Rua Costa, 30 - Sala 603
Fone/Fax: (51) 3230.2728/3231.7407 - Porto Alegre/RS
CIRURGIA DA HÉRNIA DE
DISCO POR VÍDEO
CIRURGIA PERCUTÂNEA
DA HÉRNIA DE DISCO
FIXAÇÃO DINÂMICA DA
COLUNA LOMBAR
ARTRODESE
MINIMAMENTE INVASIVA
CIRURGIAS PERCUTÂNEAS
BLOQUEIOS E
INFILTRAÇÕES
TRATAMENTO DE DOR E
DENERVAÇÃO FACETÁRIA
COM RADIOFREQUENCIA
VERTEBROPLASTIA E
CIFOPLASTIA
 

VEJA A
LISTA COMPLETA DE
TÉCNICAS CIRÚRGICAS

Tratamento de dor e Denervação Facetária com Radiofrequencia

​​​​

A radiofrequencia é usada na medicina há décadas, funcionando como uma fonte controlável e segura de energia térmica (calor), que serve para coagular, destruir, lesionar ou reprogramar nervos ou estruturas que causem dor. Sua utilização é simples e segura, sendo realizada com o paciente acordado, sob anestesia local. A radiofreqüência é aplicada através de uma agulha especial (eletrodo), colocada no alvo escolhido sob controle de raios-X.

A radiofrequencia pode ser usada em casos de dor com origem em diversas articulações, nervos ou outras estruturas da coluna. Embora ela não cure a lesão, pode aliviar alguns tipos de dor crônica, seja destruindo pontos dolorosos, seja bloqueando ou reprogramando nervos lesionados.

Denervação Facetária

É a utilização mais comum da radiofrequencia na coluna. Uma das possíveis causas de problemas na coluna é o desgaste das articulações facetárias, que pode se manifestar na forma de dores localizadas e rigidez.

Na denervação facetária, os eletrodos lesionam os pequenos nervos das articulações facetárias desgastadas, bloqueando a transmissão da dor. Como os nervos lesionados não tem nenhuma outra função de sensibilidade ou movimento, a técnica é muito segura e pode ser repetida se a dor retornar depois de algum tempo.